AgriculturaEconomia

Trigo: Aumenta preocupação com safras do Mercosul

O clima adverso de fortes chuvas com grandes inundações poderá diminuir ainda mais tanto a área como a produtividade

Segundo a Consultoria Trigo & Farinhas, os plantios de trigo no Mercosul estão começando a preocupar o mercado. De uma previsão inicial de plantio de 8.2 milhões de hectares para a safra 2017/18, já é consenso entre os analistas que a área plantada não deverá ultrapassar 7.38 milhões de hectares, uma redução de 10%.

Desse total, a Argentina teria redução de 500.000 hectares, com uma área de 5 milhões de hectares. O Brasil perderia um pouco menos de 200.000 hectares, chegando a 1.75 milhão de hectares Paraguai e Uruguai diminuiriam 50.000 hectares, somando 450.000 e 200.000, respectivamente. “Mas, não é só isso: o clima adverso de fortes chuvas com grandes inundações poderá diminuir ainda mais tanto a área como a produtividade, comprometendo a disponibilidade de trigo para a próxima temporada e, consequentemente, aumentando os preços”, disse o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.

Ele ressalta que, por outro lado, a demanda brasileira está aumentando: “Neste ano tivemos uma safra recorde (6,7 milhões de toneladas), somada a importações recordes (7 milhões de toneladas), totalizando um uso maior (13.7 milhões de toneladas) do que a Conab estimou para esta temporada (11 milhões de toneladas) e que deverá rever nos próximos relatórios”.

Fonte: SNA

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *