FrutilculturaPesquisa

SC desenvolve técnica para erradicar vírus na maçã

Crioterapia consiste no uso de nitrogênio líquido para eliminar células infectados de plantas cultivadas em laboratório

Foto: Reprodução Internet

A Empresa de Pesquisa Agrícola de Santa Catarina (Epagri) está desenvolvendo uma nova técnica para erradicar o vírus de macieras. Trata-se da crioterapia, que consiste no uso de nitrogênio líquido para eliminar células e tecidos infectados de plantas cultivadas em laboratório, criando plantas isentas de vírus. Os primeiros testes apresentaram resultados satisfatórios.

Segundo a Epagri, os vírus podem diminuir o crescimento, a produtividade, a qualidade de frutos e também a vida útil de pomares. Esse problema está bastante disseminado nos cultivos de maçã do sul do Brasil e a técnica empregada pelos pesquisadores é uma saída para a produção de mudas de alta qualidade fitossanitária.
A Epagri já tem experiência positiva com a crioterapia. Ela vem sendo usada na limpeza de vírus no alho, com aumentos de produtividade que variam entre 20% e 30%. É a primeira vez que a técnica está sendo usada para macieira no Brasil.
O pesquisador Murilo Dalla Costa destaca a vantagem da utilização da crioterapia. “A utilização dessa técnica de limpeza de vírus poderá entregar aos fruticultores mudas de novos cultivares melhorados, também com boa condição sanitária”.

Fonte/Créditos: Universo Agro

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *