NotíciasThamiris Bott

Queimadas

Queimada é um tema bastante em evidência nesse ano, principalmente por conta do alto índice ocorrido na Amazônia.

A queimada é uma prática primitiva da agricultura destinada à limpeza do terreno. Hoje só pode ocorrer se o proprietário estiver munido de licença para tal. Ocorre que não raras as vezes nos deparamos com incêndios criminosos e intencionais, que expõe a vida, a integridade física e o patrimônio de outras pessoas, fato que é considerado crime!

O incêndio nas épocas de seca acaba atingindo uma enorme área, pois com a falta de umidade, o fogo se alastra, causando inúmeros prejuízos, além dos estragos óbvios (extermínio da produção, destruição de maquinários, de estruturas, etc), pode ainda gerar multas ambientais administrativas.

Mas você que é proprietário rural já parou para pensar que isso pode acontecer na sua propriedade?

E se acontecer, o que deve fazer?

Importante que se resguardem buscando um laudo agronômico feito por um perito, a fim de ter constatada a área atingida, a perda efetiva da produção, os lucros cessantes, que é aquilo que deixou de ganhar.

Ainda, utilizando a tecnologia em seu favor, devem filmar e fotografar cada detalhe, pois em um eventual processo, tais provas podem fazer a diferença.

Necessário que fiquem atentos, também, às pessoas que presenciaram os fatos, uma vez que estas podem testemunhar sobre o que realmente aconteceu, relatando de onde veio o incêndio, quem deu causa a ele, dentre outros fatos.

Se você estiver vivenciando essa situação, não deixe de buscar ajuda imediata! Eventuais processos que visam reaver os prejuízos sofridos só terão sucesso se munidos das provas necessárias.

Texto escrito Por: Thamiris Bott Colunista do Portal Vida no Campo 

Acompanhe meu trabalho também pelo instagram @agronegociojuridico

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *