Agronegócio

Agronomia, Zootecnia ou Medicina Veterinária?

Estou em dúvida entre Agronomia, Zootecnia ou Medicina Veterinária. Qual Fazer?

O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do mundo, com uma produção diversificada como também são os climas, as vegetações e os solos regionais. Adicione-se a isso o grande desenvolvimento recente das técnicas de manejo da produção e de planejamento econômico neste campo. Tais condições constroem boas perspectivas para as profissões citadas.

O trabalho desses profissionais concentra-se em setores específicos em função da atividade produtiva predominante na região, como o manejo de gado de corte, a produção de hortaliças, frutas, cereais, o beneficiamento industrial de produtos de origem vegetal e animal.

O zootécnico é o profissional orientado para a criação de animais e aproveitamento de seus produtos. Envolve-se com o cuidado da saúde de rebanhos, trabalhando em parceria com o médico veterinário. Pesquisa e realiza cruzamentos de forma a promover o melhoramento genético de raças e aumentar a produtividade e rebanhos. Trabalha também na melhoria da qualidade de rações e na indústria de produtos alimentícios de origem animal.

O médico veterinário cuida da saúde dos animais, desde as práticas preventivas e de manutenção da saúde até atividades de tratamento e cura de doenças. Pode receitar medicamentos e realizar cirurgias. Pode se ocupar de animais de variados portes. Outra função importante é o controle de alimentos de origem animal, atuando na vigilância sanitária.

O curso de agronomia também é denominado engenharia agronômica. O engenheiro agrônomo também realiza algumas atividades que o zootécnico e o veterinário. No entanto sua formação também abrange manejo ambiental, acompanhamento de toda a cadeia da produção agroindustrial (preparação da terra, plantio, colheita beneficiamento etc), recuperação de terras desgastadas, nivelamento de solo e sistemas de irrigação, bem como ocupar-se da administração de negócios agropecuários, entre outras possibilidades. De forma sintética, além de lidar com a produção pecuária trabalha também com elementos ligados à agricultura.

Pesquise as grades curriculares dos três cursos e identifique tais diferenças. Avalie em que setor seus interesses serão mais bem desenvolvidos.

Fonte/Créditos: Guia do Estudante

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *