Pesquisa

Pesquisadora da Embrapa é finalista de prêmio na categoria Ciências

Chefe geral foi indicada pela trajetória de pesquisa e dedicação.

Janice Reis Ciacci Zanella é pesquisadora e chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). Por sua trajetória profissional na companhia, foi indicada como uma das três finalistas da categoria Ciências do Prêmio Cláudia, em sua 22º edição.

O objetivo do prêmio é descobrir, destacar e valorizar mulheres competentes, talentosas, inovadoras e empenhadas em fazer um Brasil melhor, nas categorias Cultura, Trabalho social, Negócios, Políticas Públicas, Ciência, Revelação e Consultora Natura Inspiradora.

O prêmio de 2017 já passou pelas etapas preliminares, que selecionou as personalidades em cada categoria e agora é chegada a hora de conhecer melhor as candidatas e votar. O resultado final será conhecido em outubro. O perfil de cada uma das três finalistas em cada categoria pode ser conferido no site do prêmio ou nas revistas impressas que chegam nas bancas em junho. A votação é pela internet.

Foto: Reprodução

Dos campos de Varginha (MG) para o mundo. A profissional tem relevante trajetória na área de virologia animal, o que a conduziu a esta indicação. Além de conquistas relevantes em projetos de pesquisa, hoje ela está em um dos cargos mais importantes na Embrapa. Médica-veterinária, mestre e PhD, a pesquisadora iniciou sua carreira aos 17 anos, saindo de Varginha para Belo Horizonte estudar medicina-veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais. Após a graduação teve o primeiro contato com a Embrapa Suínos e Aves. Incentivada, ela foi para a Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, cursar o mestrado, com bolsa do National Pork Board Council, em Latência do vírus da Doença de Aujeszky. Foi convidada a cursar o PhD em modelos de latência de vírus. O sucesso do trabalho rendeu várias publicações de impacto, inclusive na revista Science.

Há 19 anos atuando como pesquisadora na área de Virologia Animal, Janice desenvolveu projetos de pesquisa e transferência de tecnologia em vírus de suínos e aves, com uma participação em mais de 30 projetos. Já recebeu 26 premiações, entre nacionais de equipe de projetos, personalidade técnica e internacionais.

Atualmente, a pesquisadora compõe, além de outros grupos, o Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa, órgão colegiado consultivo integrante do Sistema Embrapa de Gestão (SEG), instituído com o objetivo de assessorar a Diretoria-Executiva no monitoramento do foco estratégico da Empresa.

“Na área técnica meu crescimento foi em pirâmide, com uma base bem sólida. Agora, desejo contribuir para uma projeção ainda maior da Embrapa Suínos e Aves. E o meu compromisso é com uma gestão compartilhada, de diálogo e parcerias”, enfatiza. Janice tem o foco na qualidade técnica das pesquisas desenvolvidas e na valorização da cooperação internacional, o que tem trazido bons frutos para a suinocultura e avicultura do Brasil.

 

Fonte/Créditos: Revista feed&food

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *