Agronegócio

Pesquisa vai analisar perfil de mulheres e jovens do campo

Objetivo do levantamento é apontar as principais necessidades dessas pessoas

Foto: Reprodução Internet

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) vai realizar uma pesquisa com mulheres e jovens que vivem no meio rural. Segundo informou a Agência Brasil, o objetivo do levantamento é apontar as principais necessidades dessas pessoas, além encontrar formar de financiar o desenvolvimento de políticas públicas.

A pesquisa será feita em alguns países do continente americano, mas ainda não se sabe se em todos. No entanto, o Brasil é um dos que pode ter sua população rural estudada. “Mulheres e jovens, sejam da área rural ou urbana, são os grupos menos atendidos da região. São os que têm menos atenção por parte das políticas públicas e representam setor extremamente importante”, diz o assessor especial do diretor geral do IICA Manuel Otero, Jorge Werthein.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% dos brasileiros vivem em áreas rurais, como mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. Cerca da metade é mulher, o que totaliza aproximadamente 14,1 milhões. Elas são responsáveis, por exemplo, por 44% das compras feitas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

Os jovens são cerca de 8 milhões, com idade de 18 a 29 anos. Eles foram responsáveis por acessar 37,4% dos recursos destinados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), entre os anos de 2002 e 2013.

Fonte/Créditos: Universo Agro

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *