AgriculturaInsumos

Novo fungicida Clorotalonil WDG é alternativa contra ferrugem

Brasil tem poucos registros com a formulação em Grânulos Dispersíveis em Água.

Foto: Reprodução Internet

Foi registrado recentemente no Brasil o fungicida Clorotalonil WDG (com 85% deste ingrediente ativo). É usado principalmente para o controle de doenças tais como manchas pretas, ferrugem, mofo cinza e antracnose.

De acordo com a fabricante, a chinesa Rainbow, o Clorotalonil WDG é um fungicida substituto para o benzeno, pouco tóxico, que atua no GAPDH (proteína gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase) de células fúngicas para danificar a atividade enzimática. Com isso se alcança a destruição do metabolismo das células fúngicas, levando à perda de vitalidade.

Sendo um dos três tipos de fungicidas protetores (os outros são o mancozeb e o oxicloreto de cobre), o clorotalonil é um dos principais produtos no mercado brasileiro. Atualmente, o mercado brasileiro é dominado pelo clorotalonil SC (Suspensão Concentrada), com poucos produtos registrados com a formulação WDG (Grânulos Dispersíveis em Água).

O clorotalonil costumava ser aplicado principalmente em frutas e hortaliças. No entanto, nos últimos anos o produto vem sendo empregado cada vez mais contra doenças fúngicas da soja. Essa utilização provocou um crescimento significativo do volume de mercado e da importância do produto no Brasil.

A Rainbow Defensivos Agrícolas Ltda anuncia ter obtido até agora 15 registros de produtos técnicos e sete aprovações de produtos formulados no País. Trata-se de uma empresa de origem chinesa, sendo dedicada à pesquisa e desenvolvimento de agroquímicos técnicos e produtos formulados, especialmente na inovação do processo de produção de grânulos.

Fonte/Créditos: Portal AgroLink

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *