Agropecuária

Novilha Girolando pariu 5 bezerros em propriedade de Perdizes/MG

Uma novilha receptora pariu cinco bezerros, três fêmeas e dois machos, sendo que dois animais vieram a óbito.

Uma novilha receptora pariu cinco bezerros, três fêmeas e dois machos, sendo que dois animais vieram a óbito. Foto: Reprodução, Milk Point

O médico veterinário e produtor de leite Paulo Victor Machado, enviou um vídeo para a Equipe MilkPoint de um caso inédito que ocorreu nos últimos dias na Fazenda Pavana, localizada em Perdizes/MG.

Uma novilha receptora pariu cinco bezerros, três fêmeas e dois machos, sendo que dois animais vieram a óbito. Segundo Paulo, o caso já está sendo encaminhado para a UNESP de Jaboticabal para ser estudado. “No exercício da minha profissão eu nunca me deparei com uma situação dessas. Vamos investigar a fundo o que pode ter acontecido e já recolhemos o material necessário dos animais para que – por meio do material genético dos mesmos – cheguemos a uma possível conclusão”.

Segundo Paulo, que é sócio do seu pai Pedro Machado na atividade leiteira, a ideia é fazer um relato científico do caso. “Vamos pesquisar se isso ocorreu devido à FIV (fertilização in vitro) que pode ter dividido os embriões, se foi devido à cobertura de algum touro ou até, a concepção de dois machos. Desvendaremos esse mistério e traremos notícias em breve”.

Os negócios da Fazenda Pavana estão focados hoje na produção de leite e genética (produção de animais FIV Girolando para crescimento de rebanho e vendas externas para clientes a nível nacional). Atualmente, são 110 vacas em lactação, a produção média é de 21,8 litros de leite/dia e ocorrem de 50-60 transferências de embriões por mês – com expectativa de expansão do negócio.

O caso já está sendo encaminhado para a UNESP de Jaboticabal a fim de ser estudado. – Foto: Reprodução, Milk Point

Fonte/Créditos: Milk Point

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *