Frutilcultura

MELÃO: Disponibilidade restrita impulsiona preços na Europa

Demanda está maior que a oferta

temporada de melão está resistindo a começar na Espanha, um dos principais países produtores mundiais da fruta, segundo notícia do Fresh Plaza. Com isso, o volume disponível diminuiu na União Europeia, impulsionando as cotações.

Na entressafra espanhola, diversos países produtores aumentam os envios de melão ao bloco – dentre os principais, o Brasil. Porém, as campanhas passaram por altos e baixos, ora pelo clima influenciando a demanda, ora afetando a produção.

Enquanto o consumo estava menor com o clima mais ameno, agora observa-se aumento das temperaturas no hemisfério Norte, o que tem impulsionado a demanda. Com isso, a procura por melões se tornou maior do que a oferta, favorecendo bons retornos financeiros.

Além disso, a estação chuvosa presente nos países produtores diminuiu a disponibilidade da fruta (como no Brasil, por exemplo, onde as chuvas limitaram a qualidade e o cultivo na entressafra do Rio Grande do Norte/Ceará). O maior volume poderá impactar nos preços apenas com a colheita da temporada da Espanha, que pode se intensificar no próximo mês.

Fonte/Créditos: hfbrasil.org.br 

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *