Bovinos

Informações sobre a raça Black Angus

A raça Angus e suas derivações (Angus Black, Aberdeen-Angus e Red Angus) têm sua origem na Escócia.

A data exata de seu surgimento ainda é desconhecida, porém podem ser consideradas as raças mais antigas do mundo.

Os primeiros exemplares da raça apresentavam chifres, porém, com o passar das gerações, a característica mocha se tornou dominante e foi passada geneticamente para as gerações que estavam por vir.

Até o final do século XIX não havia uma cor padrão da raça Angus de bovinos: os exemplares podiam ser avermelhados, amarelados e, alguns, até com manchas brancas distribuídas pela pelagem.

A cor mais popular, contudo, era o preto (Angus Black) e a predominância de reprodutores de qualidade genética considerada excelente contribuiu para que as outras cores se tornassem cada vez menos comum, até seu desaparecimento total. O vermelho passou a ser considerado como gene recessivo.

A raça de gado Angus Black ganhou notoriedade mundial quando se iniciou o processo de exportação e implementação da raça nos Estados Unidos, em 1873. Pouco tempo depois, em 1901, os registros de animais puros já eram mais numerosos que os registrados em todo o Reino Unido.

A chegada da raça na América Latina aconteceu em 1879, porém no Brasil só chegou em 1906, mais precisamente no estado do Rio Grande do Sul. Aliás, o estado é considerado o berço da raça Angus no Brasil.

A tecnologia trouxe a inseminação artificial em 1976 e esse fato possibilitou que a raça fosse se disseminando para os outros estados brasileiros. Hoje, a raça é a mais numerosa globalmente.

Características da raça Angus Black

Fertilidade e Reprodução

O rebanho de Angus Black é altamente fértil. Os exemplares machos e fêmeas da raça carregam cargas genéticas excelentes. Os machos são bastante viris e as fêmeas têm um alto índice de habilidade materna. Além disso, os períodos entre os partos são mais curtos quando comparados aos de outras raças.

Parto fácil

Os bezerros da raça Angus Black nascem de porte médio e não são considerados muito pesados; os filhotes nascem com cerca de 33 quilos.

Essas características importantes contribuem para que o útero materno não seja sobrecarregado, o que acelera o processo de recuperação pós-parto e encurta o tempo entre os partos.

As vacas da raça Angus Black entram em idade reprodutiva a partir dos 15 meses.

Exemplares mais precoces

Quando comparados aos bezerros de outras raças com as mesmas condições nutricionais, os Angus Black, chegam à puberdade mais cedo. Isso faz com que os novilhos estejam prontos para o abate mais jovens.

Geralmente, os bezerros estão prontos para o abate com cerca de 1 ano de idade e peso que varia entre 300 e 400 kg.

Para o pecuarista essa necessidade mercadológica leva vantagem quando na criação do rebanho Angus Black, pois proporciona um retorno financeiro mais rápido.

A melhor carne

A possibilidade de abatimento de exemplares jovens contribui para que um dos atributos mais procurados na criação do rebanho Angus Black seja a qualidade excepcional da carne.

As carnes dos exemplares do rebanho são adequadas para o mercado interno como são excelentes produtos para exportação.

A carne Angus Black tem uma camada de até 6 mm de gordura, o que atende perfeitamente as exigências do mercado europeu. Essa camada dá à carne dos exemplares mais maciez e sabor único, pois a gordura é distribuída homogeneamente no músculo bovino.

A precocidade, capacidade de adaptação climática e docilidade do rebanho contribuem para a produção adequada da proporção carne/camada de gordura de seus exemplares até a idade ideal para o abate.

Angus é Animais de fácil adaptação climática

A rusticidade é uma característica de fácil identificação nos machos e fêmeas da raça Angus Black. São capazes de se adaptar aos diferentes climas por todo o Brasil e mundo, sem que suas características principais sofram quaisquer alterações.

Adaptam-se não só às temperaturas extremas de calor ou frio, mas também em regiões de pastagem mais pobres e solos secos ou em regiões com alagamentos.

Outras características importantes

O rebanho Angus Black é dócil e de fácil manejo, embora sejam bastante robustos e cheguem a pesar até 1 tonelada (macho adulto). Esse fato diminui (e até elimina) riscos de acidentes oriundos da lida diária com os bovinos.

São bastante resistentes às diversas infestações e passam essa característica imunológica para os seus descendentes.

Fonte/Créditos: Bovitech.Com.Br

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *