AgropecuáriaBovinos

Goiás lança primeira etapa da vacinação contra febre aftosa

O lançamento oficial da 1° Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa ocorreu nesta sexta-feira (12)

Foto: Reprodução Internet

O lançamento oficial da 1° Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa ocorreu nesta sexta-feira (12), no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). A programação foi marcada também pelo lançamento do acesso eletrônico para emissão simultânea da Guia de Transporte Animal (GTA) e a Nota Fiscal (NF), além da assinatura do documento – ofício que será encaminhado à Assembleia Legislativa para a evolução do plano de carreira dos fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Presente no evento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreineir, ressaltou que o Plano de Cargos e Salários (PCS) é uma grande conquista para a agropecuária. “Foram longas reuniões e encontros com o Governo de Goiás em busca de melhores condições de trabalho para nossos fiscais agropecuários. Abracei a luta desde o início e destaco que foi uma vitória justa e merecida para estes importantes profissionais”, destaca. Em seu discurso, o governador Marconi Perillo também ressaltou sobre a importância da valorização dos profissionais sendo importantes agentes, que contribuem para a garantia da qualidade dos produtos agropecuarios, promovendo acesso a novos mercados e resultados positivos para balança comercial do estado. “Vocês são responsáveis por um de nossos maiores patrimônios, a pecuária”, declarou. O governador destacou também a sanidade do rebanho e o incremento das exportações a partir do certificado de status de livre de aftosa com vacinação”, esclareceu.

Outro destaque do evento foi o lançamento da emissão simultânea da GTA com a NF para pecuaristas que possuem o cartão rural, o pecuarista pode emtir a nota eletrônica de qualquer lugar do estado. Esta mudança visa modernizar o sistema e desburocratizar a emissão destes documentos. Com a novidade o pecuarista ganha mais agilidade e realiza uma única operação evitando vários deslocamentos.A conquista desta modernização no sitema é resultado da parceria existente entre a Faeg, Sefaz e Agrodefesa. O sistema já está em funcionamento o projeto piloto é único no país.

Vacinação

Até o dia 31 de maio precisam ser vacinados os animais bovinos e bubalinos existentes em propriedades rurais do estado de Goiás. Também devem ser vacinados contra raiva, todos os animais herbívoros, incluindo equídeos e caprídeos de todas as idades, dos 121 municípios considerados de alto risco, cuja lista pode ser encontrada no site da Agrodefesa. Nesta etapa devem ser vacinados mais de 22 milhões de bovídeos.

Presenças

Participaram do evento os Secretário da Fazenda Fernando Navarrete, Secretário de Desenvolvimento Francisco Pontes, Presidente da Agrodefesa Arthur Toledo, Deputados Estaduais e Federais, o Presidente da Sgpa Tasso José Jayme, Presidente da Fieg Pedro Alves de Oliveira, representantes de entidades e presidentes de sindicatos rurais, entre outros convidado.

Fonte/Créditos: Sistema FAEG

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *