AgronegócioEconomia

Gestão eficiente da fazenda aumenta lucratividade

Somente o registro regular de custos e despesas pode gerar uma economia de até 3%.

Administração correta da propriedade rural aumenta lucro do produtor (Foto: Fernando Dias)

A correta gestão rural proporciona elevação na lucratividade entre 15% a 20%, apontam dados do Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MT). De acordo com a entidade, somente o registro regular de custos e despesas, por exemplo, pode gerar uma economia de até 3%. Segundo o Senar-MT, caso haja adesão ao cooperativismo, os produtores rurais podem obter lucro de até 50% nas negociações de produtos.

Uma das formas eficientes de reduzir os custos de uma propriedade é planejar a compra de insumos com antecedência, explica Renato Seraphim, presidente da Albaugh Brasil, multinacional especializada em defensivos agrícolas. “Adquirir os produtos por meio de barter – troca da safra por insumos – com os fabricantes de agroquímicos e distribuidores também é uma excelente alternativa de planejamento e de previsibilidade de custos”, complementa.

Segundo Seraphim, o bom planejamento financeiro, com controle de custos e resultados, entre outras práticas, é tão necessário quanto à correta adubação ou o manejo eficiente de combate a pragas e doenças. “Não são raros os casos de fazendeiros cujas lavouras alcançam altos índices de produtividade, porém, acompanhados de custos de produção muito elevados que inviabilizam o resultado financeiro positivo do negócio”, ressalta o executivo. De acordo com Seraphim, como os preços das commodities agropecuárias são definidos pelo mercado, a melhor alternativa para o fazendeiro elevar seu lucro é investir na otimização de custos, com a utilização eficiente de máquinas e mão de obra e compra planejada de insumos, além de negociação antecipada de parte da colheita.

Fonte: Universo Agro

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *