Notícias

DrogaVet cria novas formas e fórmulas para auxiliar no tratamento de equinos

Os equinos são animais de grande porte, fortes, imponentes e demandam cuidados diários para se manterem sempre saudáveis.

Pensando nisso, a DrogaVET, líder em manipulação veterinária no país, possui toda uma linha de medicamentos manipulados voltadas especialmente para eles, contemplando desde formas farmacêuticas de uso oral, como biscoito, pasta oral, pó, filme oral, sachê, suspensão e xarope, até as de uso tópico, como o gel transdérmico e pomada.

Segundo a equipe de medicina equina da DrogaVET, coordenada pela veterinária Daniela Ravetta, uma das principais novidades que a rede está lançando esse ano são as fórmulas veganas para o tratamento da coprofagia, doença em que o animal ingere as próprias fezes, seja por distúrbio digestivo ou nutricional. “Estamos oferecendo o Manipulado DrogaVET para esse tratamento em diferentes formas, tais como: pasta oral, biscoitos e sachês, e com fórmulas 100% veganas, ou seja, sem ingrediente de origem animal.

Além disso, a manipulação pode ser feita no sabor que o cavalo mais gosta, facilitando a aceitação da medicação e o manejo, minimizando o estresse e garantindo a eficácia do tratamento”, explica a veterinária.

Outro lançamento da DrogaVET para equinos que merece destaque é a forma farmacêutica “filme oral”. Segundo a veterinária, o filme oral adere a boca do cavalo assim que é ministrado, sendo absorvido rapidamente, sem que haja a necessidade de mastigação ou uso de água. “Essa solução é recomendada para os casos em que a dosagem da medicação é baixa, com no máximo 100mg, ministrando-se um ou, no máximo, dois filmes a cada aplicação”, recomenda Daniela.

Cuidados diários
Para manter uma rotina saudável com os cavalos, a médica veterinária salienta a importância de um programa regular de exercícios. “Precisamos considerar que os equinos são animais que vivem soltos na natureza. Por isso, é necessário mantê-los ativos e convivendo em grupo sempre que possível”, orienta a profissional.

Aliado à rotina de exercícios ou, pelo menos, à soltura em pastos ou piquetes, é importante manter atenção na alimentação do animal. “Equinos precisam de um plano nutricional balanceado priorizando um volumoso de qualidade. Dependendo da atividade exercida, é possível que o animal precise de suplementação”, orienta  Daniela.

A DrogaVET, por exemplo, conta com uma linha de suplementos que pode ser personalizada de acordo com a necessidade do cavalo.  “Possuímos suplementos com uma ampla variedade de ativos, que tem como objetivo suprir ou complementar a deficiência de nutrientes. No caso de um animal de estimação, geralmente, não é preciso suplementar desde que ele tenha uma boa alimentação. Já os animais atletas, como são altamente exigidos, é preciso atuarmos garantindo massa muscular, ganho de peso, energia, melhorando a performance e, até mesmo, a concentração”, explica a especialista.

A veterinária também reforça que o ambiente em que o animal vive deve ser sempre bem higienizado, organizado e arejado. A vacinação, vermifugação, casqueamento (aparar os cascos), cuidado com os pelos e profilaxia oral devem fazer parte da rotina de cuidados dos equinos.

Tratamentos preventivos

Uma outra solução disponível para os equinos da DrogaVET são os medicamentos fitoterápicos. Segundo Daniela, ativos como as Tinturas de Valeriana officinallis e Matricaria Chamolima possuem a função de acalmar o animal sem prejudicar a performance e a concentração, facilitam o manejo e ainda são doping free, fator importante para os animais atletas.

“Além disso, disponibilizamos também fitoterápicos com outras funções: imunomoduladores, anti-inflamatórios, para problemas articulares, respiratórios” comenta a veterinária, informando, adicionalmente que esses manipulados são alternativas para tratamentos a longo prazo, pois apresentam menos efeitos colaterais sendo, na maioria das vezes, mais seguros para as funções hepáticas e renais dos equinos.

A especialista destaca ainda que com a medicina preventiva é possível aumentar o tempo de animais atletas em competições e reduzir custos relacionados a lesões, cirurgias e internações, evitando futuros desgastes e sobrecargas e melhorando o desempenho do cavalo. “A prevenção é essencial para melhorar a qualidade de vida desses animais. Com esses cuidados garantimos mais tempo ao lado dos equinos”, finaliza Daniela.

Sobre a DrogaVET
Foi em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade aos animais que, em 2004, surgiu a DrogaVET. Atualmente a rede possui 50 unidades, sendo 46 franquias -4 delas em implantação- e 4 unidades próprias (Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis). Mais informações estão disponíveis no site: www.drogavet.com.br.

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close