Pesquisa

Cientistas descobrem proteína que potencializa tumores

A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (05/03) pela revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA

CIENTISTAS DESCOBREM PROTEÍNA QUE POTENCIALIZA TUMORES (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Universidades de Siena e Brescia, na Itália, e Manchester, no Reino Unido, descobriram a proteína que provoca o crescimento de tumores no corpo humano. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (05/03) pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Segundo os especialistas, a descoberta ajudará a bloquear as células do sistema imunológico chamadas “macrófagos”, cuja função é fagocitar, ou seja, destruir, corpos estranhos. Os macrófagos são “células limpadoras” do sistema imunológico, mas descobriu-se que elas podem ser “reprogramadas” pela proteína “ERK3”, que as torna “aliadas” dos tumores, ajudando-os a crescer. Os testes realizados em ratos comprovaram a ação da proteína sobre tumores. No entanto, ao destruí-la, foi possível reduzir o número de macrófagos e bloquear suas ações.

“Conseguimos demonstrar através do estudo com ratos que o crescimento de cânceres é reduzido sob a ausência da proteína ERK”, apontou Emanuele Giurisato, do departamento de Medicina Molecular e de Desenvolvimento da Universidade de Siena e um dos autores do estudo.

“Estes resultados aumentam a possibilidade de destruir os macrófagos pré-tumorais através de uma terapia que suprima a proteína ERK, representando uma nova estratégia para futuras curas do câncer”, completou.

Fonte/Créditos: Época Negócios

Tag
Veja mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *