Meio AmbienteSustentabilidade

Cientistas chilenos criam uma sacola solúvel em água

Em julho do ano passado alguns engenheiros chilenos apresentaram um novo conceito de saco de plástico que é 100% solúveis em água

Esse seria um dos desenvolvimentos mais importantes dos últimos tempos em termos de cuidados ambientais.

A Solubag é a empresa chilena que impulsionou este empreendimento inovador nas mãos de seu gerente geral, Roberto Astete e seu gerente comercial, Cristian Olivares, e que consiste em modificar a fórmula química atual usada em todo o mundo para produzir sacolas plásticas.

O resultado dessa mudança na fórmula química do álcool polivinílico (PVA) é surpreendente porque os sacos se degradam e se diluem na água sem causar danos ao meio ambiente ou ao líquido vital, e ainda mais, permanece potável e adequado para consumo humano.

Esta sacola não polui, é diluída em água e o líquido ainda é potável.

Tem alguma desvantagem? Sim, em caso de ser surpreendido por uma chuva, estes sacos vão perder resistência e consistência, uma vez que as gotas os molham.

Note-se que essas sacolas poderiam ser produzidas por todas as empresas do mundo dedicadas à fabricação do modelo tradicional, e que para isso deveriam apenas modificar a fórmula química de produção, cujo registro pertence à Solubag.

Fonte/Créditos: Engenharia É

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *