Entretenimento

Cavalo de “desenho animado” está preocupando veterinários

A tendência de criar animais mais “atraentes”, mesmo que isso prejudique sua saúde, chegou até os cavalos.

Foto: Reprodução

Veterinários estão alertando para esse risco depois de uma imagem mostrando um potro semelhante a um desenho animado se espalhar pela internet.

As práticas de reprodução extremas já prejudicaram animais antes – buldogues franceses e pugs, por exemplo, precisam lutar para respirar porque seus rostos se tornaram esmagados ao longo do tempo para atender às demandas humanas.

Os veterinários acreditam que essa preocupante prática agora está acontecendo nos cavalos, depois que um fazendeiro norte-americano ofereceu um Colt árabe para venda com um estranho perfil côncavo, muito parecido com os cavalos dos desenhos animados.

A fazenda descreveu o cavalo como um passo em direção à “perfeição”, mas especialistas em equinos advertiram que o animal pode ter dificuldade em respirar e fazer exercícios com um nariz tão achatado.

O especialista em equinos do Reino Unido Tim Greet, do Serviço Veterinário Rossdales, em Newmarket, disse que, embora os árabes fossem conhecidos por suas características “côncavas”, o novo potro “leva as coisas a um nível ridículo” e disse que a deformidade poderia ser ainda pior para um cavalo do que para um cachorro

“Cães, como o homem, podem respirar pela boca, mas os cavalos só podem respirar pelo nariz”, disse ele à revista Veterinary Record. “Eu suspeito que os exercícios seriam definitivamente limitados para este cavalo”.

O potro de nove meses, chamado El Rey Magnum, foi criado pela Orrion Farms, uma fazenda especializada em cavalos árabes em Washington, nos EUA. Desde o lançamento de um vídeo promocional no início deste mês, sob o título “Você não acreditará em seus olhos”, a fazenda recebeu interesse de todo o mundo.

Fonte/Créditos: N1 Cavalos

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *