Economia

Caminhoneiros protestam nesta segunda; trânsito no DF pode ser afetado

O movimento está previsto para ocorrer às 6h. Os trabalhadores protestam contra o preço do combustível

Quem for acessar o Plano Piloto nesta segunda-feira (21/5) deve ficar atento. A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) convocou uma paralização para os profissionais da categoria autônomos. O movimento está previsto para começar às 6h e pode afetar a circulação nas vias de acesso ao Plano Piloto. O protesto é contra o preço atual do combustível, considerado alto pelos manifestantes.
A partir da movimentação dos caminhoneiros, mensagens passaram a circular em grupos do Facebook e do Whatsapp. Segundo o texto que está sendo reproduzido, os trabalhadores devem ocupar a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrutural, Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), descida do Colorado, Epia Sul e Estrada Parque Guará (EPGU).
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP) informou que não foi notificada oficialmente sobre o ato. “A pasta monitora a movimentação de possíveis atos. Caso hajam, as forças de segurança estão preparadas para atuar na manutenção da ordem pública e na segurança da cidade”, destaca o texto.
A Abcam publicou no próprio site um pedido para que as manifestações sejam realizadas de forma pacífica e sem interrupção das rodovias do país. O texto ressalta que a entidade não se responsabilizará por atos “irresponsáveis” ou pela ação de “baderneiros”. Além disso, a orientação é de que os trabalhadores da categoria não participem de protestos violentos.

Reinvindicação

Em 10 de maio, os caminhoneiros do DF realizaram uma carreata em protesto contra a alta do combustível e pediram a revogação de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga mudança nas caçambas, que pode custar até R$ 4,5 mil, de acordo com a categoria.
Os caminhões saíram do Colorado e seguiram até o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para a realização de uma assembleia. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 40 veículos participaram do ato. Durante a movimentação, o trânsito ficou engarrafado na saída Norte até o começo do Eixo Rodoviário.
Fonte/Créditos: Correio Braziliense 
Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *