Curiosidades

Como plantar berinjela e seus benefícios para saúde

Ótima fonte de minerais e vitaminas, a berinjela é de fácil cultivo e é aliada de quem procura uma vida mais saudável

O fruto pode ser conservado na geladeira, com casca e inteiro, por até quatro dias. – Foto: Reprodução

Pouca gente sabe, mas a berinjela tem origem na Índia e se popularizou no continente africano, sendo levada para Europa e, posteriormente, ao continente americano, muitos séculos depois. A berinjela é muito nutritiva e traz inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, é de fácil cultivo e todo mundo pode ter uma área dentro de casa para plantá-la sem grandes problemas.

Descubra como cultivar berinjela

Antes de descobrir com plantar esse fruto, vale a pena saber que existem três tipos mais conhecidos: a clara, a escura e também a rajada. Após escolher o tipo que deseja, você deve escolher um ambiente em sua casa que ultrapasse os 21°C com facilidade, como no quintal ou na sacada, onde há maior incidência da luz do sol.

Prepare a terra deixando o solo bem drenado e rico em matéria orgânica, com o pH variando entre 5,5 e 6,8. É essencial deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado, o que pode prejudicar seu crescimento. Antes de inserir as sementes, deixe-as imersas na água por 24h para germinar com mais facilidade. Na hora de semear, coloque uma fina camada de terra por cima e utilize sementeiras, copinhos de papel ou saquinhos de plástico para facilitar o trabalho. A germinação ocorre em até duas semanas e você pode optar por vasos pequenos ou grandes na hora de cultivar.

Quando a berinjela estiver crescendo e tomando forma, pode ser que a planta comece a tombar por causa do tamanho. Nestes casos, amarre-a em estacas presas na terra ou utilize suportes de arame circulares até o momento da colheita, de três a seis meses após o plantio. Por fim, você irá verificar que as berinjelas de qualidade são aquelas que apresentam pedúnculo rijo e verde e com o fruto bem escuro e brilhante, macio, sem manchas e com a pele fina. Se estiverem opacas e amolecidas, já são consideradas berinjelas velhas e não tão boas na escala nutricional.

A berinjela deve ser armazenada com casca e inteira dentro da geladeira, porém, somente até quatro dias no máximo. Se estiver dentro de um saco plástico, pode ficar por mais tempo. E não a corte em hipótese alguma, pois isto pode provocar a perda de nutrientes.

Quais os benefícios da berinjela para saúde?

Composta por vários nutrientes essenciais para a saúde, a berinjela é uma ótima fonte de magnésio e cálcio, que auxiliam na constituição de dentes e ossos, de zinco, que favorece o sistema imunológico, de potássio, que favorece a contração muscular e metabolismo proteico, além de vitaminas A, B1, B2 e C. Também possui fenóis que exercem o papel de antioxidantes.

Muita gente associa o consumo de berinjela à diminuição do colesterol, porém, ainda não existem dados científicos claros que garantam tal informação. A certeza é que o fruto é uma excelente fonte de minerais e vitaminas e também de água, ou seja, contribui diretamente para a manutenção da hidratação do corpo ao longo do dia. Outro diferencial é que tem poucas calorias e apresenta ainda boa quantidade de fibras, o que favorece um melhor funcionamento do intestino.

Fonte/Créditos: Pensamento Verde

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *