Insumos

Conheça os benefícios de usar adubo orgânico em sua horta

Segundo a Embrapa Meio Ambiente, o material pode ser comprado em lojas ou adquirido com criadores de bovinos

Foto: Reprodução Internet

As vantagens de optar por um adubo mais sustentável são muitas. Entre as principais estão a melhora da produtividade, menos impactos ao meio ambiente e melhoria da qualidade do solo. Além disso, o adubo orgânico é mais econômico e capaz de atender as principais necessidades das plantas, principalmente no cultivo de hortaliças.

Na cartilha “Cultivo de Hortaliças”, a Embrapa Meio Ambiente orienta sobre o uso de esterco de curral como adubo orgânico, principalmente em hortas caseiras. “A matéria orgânica serve para manter a terra fofa, o que facilita a aeração e a infiltração da água”, diz a Embrapa Meio Ambiente.

1 – Como escolher o esterco? O produto pode ser encontrado pronto em lojas especializadas. Porém, de acordo com a Embrapa, quem compra adubo de criadores de animais tem um custo menor. A questão é que, no segundo caso, o material precisa passar por um processo de curtimento.

2 – Método de preparo Segundo as orientações da entidade, o curtimento dura por, aproximadamente, quatro meses e deve ser feito em local com sombra. O ideal é fazer um monte com o esterco e regar uma vez por semana na época seca. O material também deve ser misturado a cada duas semanas. “Enquanto estiver curtindo, ficará quente no meio e estará pronto quando esfriar”, explica a cartilha.

3 – Aplicação do adubo orgânico De acordo com a Embrapa Meio Ambiente, é recomendável espalhar 20 litros do adubo orgânico por metro nos canteiros que vão abrigar a horta. Já nas covas é necessário distribuir cinco litros. “Depois de espalhada, a matéria orgânica deve ser misturada com a terra até 20 a 25 centímetros de profundidade”, orienta a cartilha.

 

Fonte/Créditos: SF Agro

Tag

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *